Postagens Recentes

03 junho 2017

Resenha: Jovens de Elite



Autora: Marie Lu
Editora: Rocco

Páginas: 404

Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Jovens de Elite é o primeiro livro de uma trilogia que promete arrancar suspiro dos leitores. É uma trilogia fantástica ambientada num mundo medieval que tem como protagonista uma jovem que foi infectada por uma doença que a deixou com marcas perceptíveis. 

Após a Febre do Sangue, muitos jovens que foram infectados com a doença e conseguiram resistir à ela, ficaram com marcas nítidas que vão carregar para o resto da vida. As marcas são características dos jovens malfettos. Quando a febre chegou a Kenettra, poucos conseguiram se salvar. Uma das pessoas que não resistiu a Febre do Sangue foi a mãe de Adelina Amouteru. A jovem tinha uma família feliz e estruturada, mas após a doença seu futuro e sua felicidade foram por água a baixo. Adelina ficou com marcas – perca de um olho – que mostrava que ela era um malfetto e consequentemente pessoas supersticiosa culpavam os malfettos pela descaça em suas vidas ou quando acontece algo errado naquelas terras. Enfim, os malfettos são constantemente oprimidos, descriminados e sofriam muito por isso.



Depois da febre, Adelina foi muito maltratada pelo seu pai e quando teve uma oportunidade o matou – e gostou da sensação de ter matado alguém. E é a partir daqui que ela tem a primeira percepção de que alguns malfettos podem desenvolver habilidades sobrenaturais, estes são chamados de Jovens de Elite. Só que ela foi pega pelos Inquisidores, grupo liderado por Teren Santoro que é responsável por caçar e matar malfettos, além de ser fiel à Rainha de Kenettra. Daí que entra as primeiras páginas do livro: Adelina presa e em breve será morta.
"Mas amanhã meu tempo acaba. Eles vão me queimar na fogueira, na praça do mercado central, para todos verem." 
Contudo, Adelina acaba sendo salva pela Sociedade dos Punhais, um grupo de Jovens de Elite liderada por Enzo, o Ceifador, que busca reunir outros jovens com poderes como eles para tomar o trono de Kenettra. Então, vendo que Adelina tem capacidade de ser uma Jovem de Elite poderosa, Enzo lhe faz a seguinte proposta:
"... Os dons que a febre lhe deixou não são tão pouco confiáveis quanto pode parecer. Há um ritmo e uma ciência para controlar seu poder. Há lógica por trás do caos. Se quiser, pode aprender a controlá-lo. E será bem recompensada por isso."
Agora, Adelina tem a oportunidade de fazer parte de algo, coisa que ela sempre quis, e de controlar seus poderes. Mas o que ela não sabe é que seus poderes são tão intensos que tanto pode ser sua vitória como sua ruína.

Este é o primeiro contato que tenho com a autora e confesso que me surpreendi muito. O livro é muito bem escrito, desenvolvido com uma trama muito singular e arrebatadora. É muito difícil escrever qualquer coisa deste livro, visto que é tudo muito sensacional.

Adelina é uma protagonista como eu nunca vi igual. Seu poder é inigualável que por vez ou outra a corroí como também a alimenta e fortalece. É uma personagem muito bem construída, sombria, perversa, cruel, mas ao mesmo tempo vulnerável e sensível. Adelina amadurece muito no decorrer da leitura, mas é muito estável.  E uma das pessoas que fica muito preocupado com essa estabilidade de Adelina é Rafaelle Laurent Bessette, um Jovem de Elite que também faz parte da Sociedade dos Punhais.

O livro é narrado por quatro pessoas: Enzo Valenciano, líder da Sociedade dos Punhais, Adelina Amonteru, Rafaelle Laurent Bassette e Teren Santoro, líder da Inquisição cujo objetivo é liquidar os malfettos. Cada um destes apresenta uma visão geral do mundo e o porquê das suas motivações.

Jovens de Elite apresenta um mundo com altas reviravoltas, traição, poder, intensidade ao extremo que faz o leitor não querer largar o livro de jeito maneira. É um livro bem complexo que é difícil separar os vilões dos bonzinhos. Aliás, é pelos vilões que a gente acaba torcendo. Percebe-se na trama um jogo de poder, segredos e pessoas sendo usadas. Sim, o que mais tem nesse livro é pessoas sendo usadas sem saber. É realmente um jogo muito sujo e beeeeem atrativo. Uma coisa que senti muita falta neste livro foi um mapa das terras apresentadas. 

Por fim, depois de todas essas minhas considerações, percebe-se que o livro é totalmente imprevisível e o final é de arrepiar. Vocês com certeza não vão se arrepender de conhecer essa distopia maravilhosa!
Classificação:








Nenhum comentário:

Postar um comentário